fbpx

ABMI apoia iniciativa que propõe unir artes e soluções climáticas

Artistas e vozes culturais de todo o mundo estão se unindo para apelar aos negociadores climáticos na COP – Conferência da ONU sobre o Clima – para colocarem o patrimônio cultural, as artes e as indústrias criativas no centro da ação climática.

Propomos uma “Decisão de Trabalho Conjunta sobre Cultura e Ação Climática” inovadora, um processo da ONU que desencadearia políticas e quadros que permitiriam a cultura contribuir plenamente para soluções climáticas.

A cultura é uma força poderosa que molda todas as nossas vidas, onde quer que estejamos no mundo. No entanto, apesar do seu potencial, a cultura não foi integrada na política e no planeamento climáticos. Soluções lideradas pela cultura que são inclusivas, locais e globais, e focadas nas pessoas e na natureza já são abundantes.

O património cultural, incluindo o conhecimento tradicional, reforça a resiliência, ajuda as comunidades a adaptarem-se aos impactos climáticos, protege os lugares e oferece soluções verdes, circulares e regenerativas. As artes falam aos corações e mentes, inspirando ações e ajudando-nos a compreender as alterações climáticas através de histórias e experiências partilhadas. As indústrias criativas – design, música, moda e cinema – moldam os nossos estilos de vida, gostos e padrões de consumo.

Para reforçar a ação climática global, devemos aproveitar urgentemente o extraordinário potencial do patrimônio cultural, das artes e dos setores criativos para ajudar as pessoas a imaginar e concretizar futuros com baixo teor de carbono, justos e resilientes às alterações climáticas.

Saiba mais sobre a proposta em participe em https://www.climateheritage.org/jwd

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias