fbpx

A Associação Brasileira da Música Independente oferece oficina de capacitação para plataformas digitais voltada para profissionais da música. Os workshops acontecem em oito cidades brasileiras, abordando assuntos como números do mercado, marketing digital, direitos autorais, melhores práticas para o uso das plataformas e o papel de selos, gravadoras e agregadores no novo ecossistema criativo.

Apresentação do projeto

Após oito anos de experiência na organização da conferência internacional Rio Music Market, a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) lançou em 2019 o GiRo Digital, quando visitou sete cidades (São Paulo, Curitiba, Brasília, Recife, Porto Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Rio de Janeiro) trazendo as informações mais atualizadas do mercado. As oficinas têm foco em como otimizar o uso das novas ferramentas digitais para profissionais da música.

No atual ecossistema criativo em que o espaço digital ganha cada vez mais importância, barreiras antes intransponíveis para produtores independentes foram superadas. Estruturas logísticas que eram necessárias para colocar produtos físicos nas prateleiras das lojas tornaram-se dispensáveis. Atualmente, trabalhos musicais estão a apenas um clique de dedo de qualquer ouvinte. De fato, estudos da Worldwide Independent Network (WIN) demonstram que mais de 30% das vendas digitais de produtores independentes vêm de fora de seu país de origem.

Mas juntamente com as novas oportunidades, surgem novos desafios: Para onde vai este mercado? Como se destacar em meio a tanto conteúdo disponível? Como planejar uma estratégia de divulgação criativa, adequada ao perfil de cada artista? Que ferramentas o mundo digital oferece para planejar, executar e medir os resultados pretendidos? Como os direitos autorais funcionam nos meios digitais? Qual o papel dos selos, dos artistas e dos agregadores neste novo ecossistema? Estas são algumas perguntas que o projeto vai abordar.

Por conta da epidemia de COVID-19, edição de 2020 do GiRo Digital ABMI será no formato on-line,  sempre contando com palestrantes e parceiros institucionais das “cidade-sede” de cada edição.

A edição de 2020 também traz uma novidade: a possibilidade de encontros virtuais individuais com os palestrantes!  Cada participante poderá aproveitar um atendimento individual de 10 minutos com palestrantes, fazendo uma reserva antecipada na hora de adquirir o ingresso. Será uma hora dedicada pelos palestrantes no final do dia, mais detalhes na programação abaixo.

A primeira etapa aconteceu dia 15/09. A próxima etapa é em parceria com o Colaboraê, de Salvador, dia 15/10.

GiRo Digital 2020

Cidades dos Workshops - 2020

Sede Virtual: SALVADOR

Evento on-line
15/10/2020
inscreva-se

Sede Virtual: PORTO ALEGRE

Evento on-line
novembro/2020
em breve

Sede Virtual: RIO DE JANEIRO

Evento on-line
dezembro/2020
em breve

Cidades dos Workshops - 2019

Curitiba

16/07/2019
REALIZADO

Brasília

18/07/2019
REALIZADO

Santa Rita de Sapucaí - MG

05/09/2019
REALIZADO

Porto Alegre

25/10/2019
REALIZADO

Recife

15/11/2019
realizado

Rio de Janeiro

10 a 12 de
dezembro de 2019
Realizado

Pontos do Programa

Panorama Geral do Mercado

Breve histórico incluindo números atualizados do mercado fonográfico.

Marketing Digital

Planejamento e melhores práticas para campanhas de divulgação na internet.

Direitos Autorais

Como funcionam os direitos autorais no ambiente digital.

Agregadores

Qual o papel dos agregadores no novo ecossistema das plataformas digitais.

Plataformas Digitais

Ferramentas e melhores práticas para o uso das plataformas para artistas e produtores. Playlists.

Patrocínio

Realização

Parceiros Institucionais

NEWSLETTER

INSCREVA-SE EM NOSSA

Corra para garantir sua vaga! Cadastre-se agora em nossa newsletter e seja avisado(a) quando abrirem as inscrições!

SEJA AVISADO EM PRIMEIRA MÃO QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES EM CADA CIDADE!

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias