fbpx

QUEM SOMOS

Fundada em 2002, a ABMI é a voz dos produtores independentes brasileiros no mercado fonográfico. 

A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN que vem se destacando como o mais importante articulador de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.

A ABMI tem também se destacado como a maior e mais importante articuladora política do setor, tendo comandado o movimento de imunidade tributária da música brasileira através da PEC 123/2011 mais conhecida como a PEC da Música.

A ABMI está trabalhando para reduzir o déficit de inclusão digital de seus representados e para criar a estrutura necessária para recolher e administrar os novos direitos sobre licenças webcast, videocast e dubbing para as gravadoras e artistas nacionais. Os benefícios da gestão coletiva da ABMI serão percebidos inicialmente por seus associados e, na sequência, estendidos ao setor como um todo, contribuindo assim para a sua organização, consolidação e fortalecimento comercial.

articuladora de negócios da música em ambientes digitais.

Missão

Fomentar a organização, capacitação e desenvolvimento dos agentes do setor fonográfico brasileiro a fim de promover melhores resultados financeiros, oportunidades de negócios e o seu contínuo fortalecimento.

Visão

Ser reconhecida como a mais representativa entidade do setor independente nacional, contribuindo para o fortalecimento do mercado musical brasileiro.

Valores

Credibilidade, transparência, eficiência e comprometimento com o desenvolvimento da produção musical brasileira.

juntos vamos mais longe.

Conselho Diretor

A atual Composição do Conselho Diretivo da ABMI para o Biênio 2022/2024.

Carlos-RMK-21-OK

Carlos Mills

Presidente
Mills Records (RJ)

Carlos Mills é diretor artístico da gravadora independente Mills Records e membro do Conselho Diretor da Merlin. Ao longo da carreira atuou como músico, sócio de estúdio de gravação, coordenador de gravação de áudio de programas diversos (Palco MPB, Prêmio Multishow, Nas Ondas da Roro, Café Paradiso) e como produtor musical. Foi idealizador e supervisor da primeira Análise de Mercado da Música Independente no Brasil (2019/2020) e é curador da conferência internacional Rio Music Market. Na área de políticas públicas, participou de projetos legislativos de interesse do setor musical como a PEC da Música e a Lei de Fiscalização do ECAD, ambos aprovados em 2013.

nando machado

Nando Machado

Vice-Presidente
ForMusic (SP)

Nando Machado é músico desde a adolescência e entrou no mercado profissional da música como estagiário da Sony Music em 1996. Depois de 10 anos trabalhando como divulgador de TV e supervisor de promoção em gravadoras como Sony, BMG, Zomba Records e Deckdisc, Nando atuou no departamento de marketing internacional da EMI onde ficou até 2013, e depois na mesma área da Universal Music até 2016. Desde 2011 Nando fundou do site de notícias e selo musical Wikimetal, e em 2016 fundou a ForMusic, empresa que presta diversos serviços de label, especialmente promoção e marketing, para vários selos e artistas internacionais e nacionais. Atualmente a ForMusic representa gravadoras como Beggars, Domino, PIAS e Cooking Vinyl no Brasil, além de prestar serviços para BMG, Kobalt, Caroline Records, Eleven Seven, Dine Alone, Ultra Records, ATO Records, Head Media, etc. A ForMusic também usa a sua estrutura para lançar e divulgar artistas como ToyShop, Viper, Claustrofobia, Madre Sun (pelo selo Wikimetal), e Hugo Mariutti, Johnny Monster e Maria Mariana pelo selo ForMusic.

conselho-diretivo-20-22-antonio-pontes

Antônio Pontes

Conselho Diretor / Comitê de Ética
Biscoito Fino (RJ)

Antonio Pontes é o gerente Financeiro, administrativo e de Royalties da Gravadora Biscoito Fino desde julho/2019. Começou há 10 anos como estagiário no setor administrativo da própria empresa, logo foi efetivado como assistente financeiro. Durante esse período cuidou dos cálculos dos royalties e ganhou expertise nas diversas áreas na qual hoje é responsável. Com especialização em gestão financeira hoje tem papel importante em ajudar na manutenção e crescimento do selo Biscoito Fino.

conselho-diretivo-20-22-carlos-andrade

Carlos Andrade

Conselho Diretor / Comitê de Ética
Visom Digital (RJ)

Carlos Eduardo Cezar de Andrade Júnior se formou em 1978 em Recording Engineering and Production pela Omega School of Recording Arts and Sciences (MD, EUA) e trabalhou por 6 anos na Som Livre, entre 1979 a 1985. Foi fundador, sócio e diretor técnico do Multi Estúdios, de 1985 a 1987, na mesma época fundou e dirigiu o Master Studios. Desde 1986 é Sócio Gerente da Visom Produções Artísticas Ltda. Produtora, Gravadora, Editora, Locadora de estúdios e equipamentos e representante de diversas empresas de tecnologia audiovisual. Membro Fundador da AES (Áudio Engineering Society no Brasil) e da ABMI (Associação Brasileira de Musica Independente), Carlos de Andrade atua no meio da Produção Fonográfica com grande desenvoltura, sempre a propor e a trazer inovações tecnológicas aos meios de produção, através da sua empresa Visom Digital, tendo sido pioneiro em várias ações de gravação, edição e masterização. Autor de canções como: Saigon (Emilio Santiago), Não Dá (Roupa Nova), Planeta Terra (Xuxa), Magicamente (Bebeto), Nós Dois (Marcelo), Carlos de Andrade tem também uma longa e bem sucedida história a frente da editora musical Visom Digital com um catálogo diverso de mais de 1000 obras, incluindo canções, obras instrumentais e trilhas sonoras de TV e Cinema.

francisco junior

Francisco Junior

Conselho Diretor
Spottlight (RJ)

Francisco Junior, carioca, com formação em marketing, sócio da Spottlight, gravadora que iniciou sua operação no inicio da década de 90, e que vem se posicionando nos dias atuais como “Music Agency”. Em 1994, iniciou sua relação com a industria da musica, atuando como vendedor no departamento de cds das Lojas Mesbla, mas logo depois migrou para o mundo encantado da promoção artística, com passagem pela Sony Music, Deck e Abril Music, onde ficou responsável pelo relacionamento com a TV Globo!! A partir de 2003 atuou como consultor de marketing para artistas como Sorriso Maroto, Aviões do Forró, Banda EVA, Edson e Hudson, e, em 2016, foi responsável pelo desenvolvimento do departamento de rádio de um dos maiores escritórios sertanejos do pais, Workshow, tendo no cast nomes como Henrique e Juliano, Ze Neto e Cristiano, Marilia Mendonça e Maiara e Maraisa. Por acreditar que era importante a experiencia pelos mais diversos segmentos da indústria, passou a empresariar artistas como MC Koringa, Isabella Taviani e Jose Augusto, até 2018, quando passou a se dedicar integralmente ao label service da Spottlight que hoje conta com base em Orlando FL e que junto com o grupo da Radio Florida Brazil, desenvolvem, também, promoção artística focada na comunidade brasileira que reside nos EUA.

conselho-diretivo-20-22-mauricio-bussab

Mauricio Bussab

Conselho Diretor
Tratore (SP)

Mauricio Bussab é sócio-fundador da Tratore, a maior distribuidora de música independente do Brasil. A empresa, criada em 2002, se especializa em levar a música de mais de 5000 artistas de todo o Brasil para lojas e sites de venda de música de todo o mundo, em CD e como música digital.  Mauricio é físico e músico e fez parte da primeira leva de independentes paulistanos, no início dos anos 80. É também fundador do selo Outros Discos, produtor de dezenas de discos e vencedor do Prêmio da Música Brasileira.

conselho-diretivo-20-22-mauricio-tagliari

Maurício Tagliari

Conselho Diretor
ybmusic (SP)

Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, o guitarrista, compositor e produtor musical Mauricio Tagliari, fundador do grupo de jazz Nouvelle Cuisine, atua desde os anos 80 nos mercados fonográfico e publicitário, primeiro como produtor de áudio da agência DPZ e a partir de 1992 como sócio da ybmusic, premiada produtora de som e selo independente que frequenta regularmente as listas de melhores lançamentos do ano ( Tulipa, Romulo Froes, Luedji Luna, Rodrigo Campos, Saulo Duarte, As Bahias e a Cozinha Mineira, etc) e coleciona prêmios APCA ( Nouvelle Cuisine, Nereu Mocotó, NIna Becker). Assina a direção artística de bandas históricas como Nação Zumbi, Trio Mocotó e novos talentos como Comadre Fulozinha, Lulina e Blubell. Autor de trilhas sonoras de comerciais para grandes clientes como Diageo, Unilever, Coca-Cola, Petrobrás, Brasken, MItsubishi, Bombril, Vivo, Tim, etc assim como de longa-metragens como Redentor e Mulher Invisível (de Claudio Torres), Garcia (produção colombiana com direção de Jose Luis Rugeles), Mundo Cão ( de Marcos Jorge), da série Magnífica 70 da HBO ( de Claudio Torres), Reality Z ( Netflix) e música adicional em El Passado (de Hector Babenco). Diretor musical de seis temporadas da série Cantoras do Brasil para o Canal Brasil. Faz parte como músico dos projetos Utopia Retrô, Tanino e The Universal Mauricio Orchestra. Em 2019 deve lançou seu primeiro projeto solo de canções que inclui parcerias com Ava Rocha, Luedji Luna, Rodrigo Campos, Saulo Duarte, Ronaldo Bastos, entre outros.

nelson-tristao-onimusic

Nelson Tristão

Conselho Diretor / Comitê de Ética
Onimusic (MG)

Nelson Tristão é fundador e CEO da Onimusic, empresa de tecnologia e inteligência digital focada em música cristã que atende grande parte dos maiores nomes do gênero no Brasil. Iniciou as atividades no ramo em 2004 com o objetivo de inovar e expandir o acesso à música gospel por meio do desenvolvimento de tecnologias próprias para servir os artistas do gênero, promovendo estratégias diferenciadas no mercado. Entre os mais de 100 artistas do selo estão: Gabriela Rocha, Diante do Trono, Nívea Soares, Gabriel Guedes, Isaías Saad, Morada, Dunamis Music, Rodolfo Abrantes e vários outros. Nelson também é fundador e CEO da Editora Adorando, um braço da Onimusic que cuida dos direitos autorais de milhares de autores e compositores nacionais e internacionais, com um catálogo de mais de 246 mil obras fonográficas, sub editando no Brasil selos internacionais como: Capitol CMG Publishing, Essential Music Publishing, Music Services, Hillsong Publishing, Bethel Music Publishing.

conselho-diretivo-20-22-rafael-hauck

Rafael Hauck

Conselho Fiscal
Audio Porto (RS)

Sócio idealizador e co-fundador da Audio Porto e da Fábrica do Futuro. Bacharel em produção de áudio pela SAE/Middlesex University de Londres e designer acústico, iniciou a carreira como co-compositor e guitarrista. Trabalhou na parte técnica com artistas como Luka, Armandinho, Reação em Cadeia, Yamandú Costa, Frank Solari, Nei Lisboa, Renato Borghetti, OSPA, Delicatessen, Pedro Dom entre diversos outros e em shows de nomes de peso no cenário mundial, tais como Billy Paul, Lauryn Hill, Jamie Cullum, Ziggy Marley, NOFX, Easy Stars All Stars, Brazilian Day London (2009), e em turnês européias das bandas brasileiras Bruno e Marrone e Comunidade Nin Jitsu. Em 2016 masterizou as faixas principais do disco Derivacivilização, de Ian Ramil, ganhador do prêmio de melhor álbum de rock em português no Grammy Latino 2016..

conselho-diretivo-20-22-marcia-nunes

Marcia Daher Nunes

Conselho fiscal
Movieplay (SP)

Atuando no ramo fonográfico desde 1987, Marcia Nunes fundou, em 1988, a gravadora Movieplay do Brasil, e no ano de 2001, fundou a gravadora e Editora Edições Musicais 2001 Ltda., que no ano de 2013 adquiriu o catálogo nacional da Movieplay do Brasil e a transformou em Movieplay Digital Music; acompanhando todas as tendências tecnológicas do mercado, tendo disponibilizado seu catálogo desde 2007 e agora tornando-se distribuidora Digital de vários selos nacionais. Integrante do Conselho da ABMI, em sua trajetória na gravadora adquiriu muita experiência nas Áreas de Gerenciamento Geral, Marketing Estragético e Artístico com tenacidade na identificação de novos talentos e oportunidades para a empresa – nacional e internacionalmente – firmando contratos e parcerias importantíssimas, e com vasta experiência em feiras do Ramo fonográfico , destaque para o Midem desde 1988.

Equipe

Sandra Rodrigues

Sandra Rodrigues

Equipe
CEO

Sandra Rodrigues é advogada e gestora cultural, com formação executiva em Estratégias para Arte e Cultura (Executive Program in Arts & Culture Strategy) pela Pennsylvania State University e com formação EXECUTIVA em Cinema & TV pela ESPM – Escola de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/RJ). Consultora para gestão e desenvolvimento de projetos culturais e especializou-se na gestão executiva, planejamento estratégico e definição de modelos de negócio para instituições culturais e projetos independentes, especialmente os realizados por meio de LEIS DE INCENTIVO, em especial a LEI DE INCENTIVO À CULTURA (LEI ROUANET). Reconhecida no mercado pela multidisciplinaridade de suas expertises, vem assessorando em todas as etapas da cadeia de GESTÃO CULTURAL, desde a concepção criativa até a prestação de contas, tendo sido responsável pela GESTÃO EXECUTIVA de diversos projetos e prestado consultoria para diferentes instituições, dentre elas podemos destacar CULTURA ARTÍSTICA, TEATRO SÃO PEDRO (São Paulo/SP), TV CULTURA, FUNARTE, MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, MUSEU DO FUTEBOL, CONSPIRAÇÃO FILMES, ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA, CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, DOUTORES DA ALEGRIA, O TABLADO (Rio de Janeiro/RJ), entre outros. Nos últimos anos, podemos ressaltar a sua GESTÃO para a implementação do COMPLEXO CULTURAL DA LUZ, de autoria do escritório de arquitetura HERZOG & DE MEURON (Basileia, Suíça), e da reconstrução do TEATRO CULTURA ARTÍSTICA (São Paulo/SP) e reforma do Theatro São Pedro (São Paulo/SP). É uma das criadoras do festival Pod Drama, primeiro festival de dramaturgia para podcasts, que contou com mais de 300 (trezentos inscritos) de todo o Brasil.

conselho-diretivo-20-22-marcelo-cabanas

Marcelo Cabanas

Equipe
Diretor Executivo RJ

Atuando no meio cultural desde 2000, Marcelo Cabanas abriu em 2008 a Cabanas Produções, empresa especializada em artes cênicas e música. Já produziu espetáculos de diretores como Guel Arraes, Gustavo Gasparani, Ana Kfouri e outros. Atualmente focada em música, a Cabanas Produções é responsável pelos grupos e artistas MPB4, Arranco de Varsóvia, Verônica Sabino e Duo Gisbranco. Também já realizou projetos com Ivan Lins, Toquinho, Wanda Sá, Joyce Moreno, Fátima Guedes, Tunai, Quarteto em Cy e outros. Desde junho de 2019 Marcelo Cabanas é Diretor Executivo da ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) e produtor do Rio Music Market e GiRo Digital, eventos realizados pela associação.

conselho-diretivo-20-22-sergio-mendonca

Sérgio Mendonça

Equipe
Diretor Executivo SP

Sérgio Mendonça é produtor e gestor cultural, desde 2001 realiza trabalhos na área da música e da cultura popular brasileira. Com 20 anos de experiência em planejamento, gestão e execução de projetos e programas culturais com foco na música, realizou a coordenação geral e direção artística de projetos como: (Série Sotaques do Brasil, Festival Malungo, Festival de Música Infantil Peixe Boi, Caravana Sotaques do Brasil, Caravana Brasil Instrumental, É Tradição e o Samba Continua, Vibrafone Brasileiro, Sambas, Choros e Serestas, entre outros. Diretor geral da Pôr do Som, gravadora independente, realizou o lançamento de mais de 100 discos, de importância na música popular brasileira, teve seus trabalhos finalistas e vencedores dos principais prêmios da música brasileira. Ao longo de sua existência adquiriu reconhecimento pela notória preocupação com os trabalhos realizados. É Diretor executivo da Abmi – Associação Brasileira da Música Independente desde 2019.

conselho-diretivo-20-22-beto-feitosa

Beto Feitosa

Equipe
Assessoria de Mídias Digitais

Beto Feitosa começou no jornalismo aos 13 anos quando começou a escrever sobre música para jornais de bairro. Logo passou a editar revistas e jornais regionais. Aos 18 anos editou a revista Ziriguidum, que dois meses depois estreava na web como o primeiro site de música brasileira, experimentando desde essa época formatos de podcast e vídeo. Durante cinco anos Beto foi editor de sites de programa de entretenimento da TV Globo, participando do projeto de reformulação do departamento, que começava a produzir seu próprio conteúdo e testar formatos. Em 2008 começou a produzir conteúdo para artistas, quando as redes sociais ainda engatinhavam no país. Desde então desenvolveu trabalhos com artistas como Rita Lee, Alceu Valença, Fafá de Belém, Ney Matogrosso, Claudio Lins entre outros.

conselho-diretivo-20-22-jenifer

Jenifer Cristine

Equipe
Administrativo

Jenifer Cristine faz parte da equipe administrativa/financeira da Associação Brasileira da Música Independente há 6 anos. Auxilia a Diretoria Executiva da ABMI, administra contas a pagar e receber e gerencia os dados dos associados. Começou os estudos na área aos 17 anos, formada em Comunicação, técnica em administração com extensão em Assessoria de Imprensa pelo Senac São Paulo, Gestão Empresarial pelo Sebrae e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua no mercado administrativo há mais de 9 anos. Após concluir a sua especialização estagiou e trabalhou na área, na qual aprofundou-se e apaixonou-se pela indústria musical. Que a fez enxergar fora da caixa, como a cultura musical é vasta e infinita, e tem o poder de passar uma mensagem simbólica em cada nota. A música é vida!

Contato

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias