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Spotify anuncia que metade do seus pagamentos foi para o mercado independente

No dia 27 de fevereiro o boletim Music Ally publicou em sua newsletter:

 

Em fevereiro o Spotify anunciou que pagou mais de US$ 9 bilhões à indústria musical em 2023. Uma semana depois revelou quanto desse dinheiro foi para artistas e gravadoras independentes.

 

São US$ 4,5 bilhões. Sim, metade dos pagamentos totais do serviço de streaming.

 

O Spotify acrescentou que este foi um total recorde – não apenas pelo seu serviço, mas “a maior quantidade que os indies já geraram a partir de uma única plataforma em um ano” – e que é a primeira vez que a música independente é responsável por 50% dos seus pagamentos.

 

O Spotify também disse que os US$ 4,5 bilhões pagos aos indies no ano passado são quatro vezes o que eles geraram em seu serviço em 2017. Ele também observou que representa “mais de 20% das receitas globais de música gravada” – um aceno para o fato de que este valor de pagamentos é apenas uma parte das receitas independentes globais.

 

Para o Spotify, isso faz parte de uma proposta ao setor independente: em suas palavras, ele “nivelou o campo de atuação”, permitindo que artistas independentes “acessem o mesmo público global e ferramentas que as superestrelas”.

 

Leitores mais desconfiados podem se perguntar se o momento do anúncio não está totalmente alheio ao fato de que o maior rival do Spotify, a Apple Music, está atualmente recebendo algumas críticas do setor musical independente.

 

Este último serviço planeja dar aos catálogos de música disponíveis em seu formato de áudio espacial um impulso em sua fórmula de royalties. Isso despertou preocupações dos órgãos musicais independentes Impala e AIM, bem como das gravadoras, de que isso penalizaria os indies menores.

 

Com o Spotify envolvido em sua própria batalha de longa data com a Apple sobre questões regulatórias, digamos apenas – porque a Music Ally abomina travessuras – que este é um momento fortuito para a empresa alardear seu valor para a comunidade musical independente.

 

Quaisquer que sejam as motivações, porém, 4,5 mil milhões de dólares em pagamentos é algo que o setor irá aproveitar como a mais recente evidência do seu valor e importância na era do streaming, juntamente com os catálogos das três grandes editoras.

 

O anúncio do Spotify hoje também segue a divulgação em seu último relatório anual de que a música licenciada pelas três grandes gravadoras mais a agência de licenciamento independente Merlin foi responsável por cerca de 74% de suas transmissões em 2023.

 

Os outros 26% vieram de artistas independentes ‘DIY’ e também de gravadoras independentes que licenciam diretamente e não através do Merlin. Esta proporção tem crescido de forma constante nos últimos anos: era de 15% em 2018.

 

No entanto, agora sabemos um número que separa a música de “grandes gravadoras” de todas as músicas “independentes” no Spotify – os pagamentos são divididos aproximadamente meio a meio entre os dois.

 

Uma advertência final em torno desses dados, no entanto. Alguns dos 4,5 mil milhões de dólares de pagamentos “indie” ainda estão viajando através dos canais financeiros das grandes empresas: os royalties para artistas e editoras independentes que lançam a sua música usando os braços de distribuição dessas empresas.

 

A Music Ally entende que, para efeitos deste cálculo, no entanto, artistas como Taylor Swift – aqueles com acordos com grandes gravadoras que lhes permitem manter a propriedade das suas gravações – não estão incluídos nos cálculos do Spotify para pagamentos “independentes” neste caso.

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