fbpx
runda

RUNDA – Uma nova perspectiva nos Bálcãs para as gravadoras independentes

Zagreb, 24 de Janeiro de 2019

Hoje acontece o lançamento official da RUNDA – nome completo da Regionalna Udruga Nezavisnih Diskografa – a associação regional das gravadoras independentes dos Bálcãs, cujo trabalho cobrirá Eslovenia, Croácia, Bosnia-Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro e Macedonia e Albania.   

Sediada em  Zagreb, a associação transnacional  – primeira estrutura desse perfil na Europa – se estabeleceu liderando o mercado local de gravadoras independentes, incluindo  Menart (Croatia), Moonlee Records (Slovenia), Kontra (Serbia), Dancing Bear Records (Croatia), IDJ (Serbia), NIKA (Slovenia), Ammonite Records (Serbia) e Dallas Records (Croatia), e pretende desenvolver a associação regional em alta velocidade nos próximos meses.

RUNDA é uma associação não partidária, sem fins lucrativos e não governamental, que promove os interesses das gravadoras independentes nos Bálcãs, buscando um nivelamento numa região em que o mercado da música é muito fragmentado, encorajando a colaboração entre os participantes locais  e desenvolvendo soluções para vários problemas que afetam o setor da música em níveis regional e nacional.

RUNDA é um novo associado formalizado tanto pela IMPALA (Associação Europeia das Gravadoras Independentes) quanto pela WIN (Rede Mundial Independente), sendo o membro mais recente da comunidade global independente. A Win, através do seu diretor de assuntos legais e de negócios, Charlie Philips, esteve envolvida no estabelecimento da Runda desde o início e se manterá envolvida dando suporte a este novo empreendimento, através de uma estreita colaboração com os membros do conselho da RUNDA, do qual também fazem parte Kees van Weijen (STOMP, NL), Csaba Nasz (HAIL, HU), Jonas Sjöström (Playground Music Scandinavia) e Didier Gosset (IMPALA).

RUNDA no MENT

RUNDA certamente estará presente no MENT, o principal festival regional para exposição e conferências de música , que acontece em Ljubljana no final deste mês.

Para marcar a ocasião, o MENT será o primeiro evento nos Bálcãs a sediar apresentações dedicadas ao Spotify, plataforma líder em streaming. Dois workshops especialmente destinados a gravadoras e artistas/produtores serão desenvolvidos pela RUNDA. Conduzidos pelo representante do Spotify Jeff Stempeck, ambos acontecerão na tarde da 6a feira , 1o de Fevereiro e requerem inscrição.

A RUNDA também fará uma apresentação sobre seus planos e estratégia para buscar soluções e respostas aos vários desafios de edição e gravação de música na região, incluindo a questão do streaming. Esta será uma ótima oportunidade para falar sobre seus propósitos, as razões pelas quais sua existência é necessária  e também sobre como as montanhas no montanhoso cenário musical dos Bálcãs deverão se mover no futuro próximo. Esta apresentação acontecerá no MENT dia 1o de Fevereiro, 13h.

NOTAS

No lançamento da RUNDA, o presidente da associação, Dario Drastata

(Dallas Records, Croiaác), comentou: “A RUNDA está dando o primeiro passo de uma longa jornada para as gravadoras independentes dos Bálcãs. Sabemos que haverá inúmeros desafios pelo caminho mas, como diz o ditado, queremos acreditar que a sorte acompanha os corajosos.  

O vice-presidente da RUNDA, Nikola Jovanovic (Kontra, Sérvia) acrescentou: “Estamos convencidos que a RUNDA é um passo na direção certa para encarar os inúmeros desafios enfrentados pelas gravadoras independentes regionais. Há uma qualidade incrível no setor musical da região, é necessário garantir que seja adequadamente empoderado e que esteja apto a prosperar.

Kees van Weijen, president da Associação Europeia da Música Independente – IMPALA, concluiu: “A RUNDA está formada por associados de muitos anos da IMPALA, e selos independents com uma trajetória comprovada no negócio da música.  Desejamos a todos o melhor e temos total confiança que a Runda está no rumo certo para alcançar grandes conquistas em nome da comunidade indepentende.

RUNDA websitehttp://www.runda.online
Press queries[email protected]
Nikola Jovanovic – [email protected]
Didier Gosset – [email protected]

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário