fbpx

QUEM SOMOS

Fundada em 2002, a ABMI é a voz dos produtores independentes brasileiros no mercado fonográfico. 

A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN que vem se destacando como o mais importante articulador de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.

A ABMI tem também se destacado como a maior e mais importante articuladora política do setor, tendo comandado o movimento de imunidade tributária da música brasileira através da PEC 123/2011 mais conhecida como a PEC da Música.

A ABMI está trabalhando para reduzir o déficit de inclusão digital de seus representados e para criar a estrutura necessária para recolher e administrar os novos direitos sobre licenças webcast, videocast e dubbing para as gravadoras e artistas nacionais. Os benefícios da gestão coletiva da ABMI serão percebidos inicialmente por seus associados e, na sequência, estendidos ao setor como um todo, contribuindo assim para a sua organização, consolidação e fortalecimento comercial.

articuladora de negócios da música em ambientes digitais.

Missão

Fomentar a organização, capacitação e desenvolvimento dos agentes do setor fonográfico brasileiro a fim de promover melhores resultados financeiros, oportunidades de negócios e o seu contínuo fortalecimento.

Visão

Ser reconhecida como a mais representativa entidade do setor independente nacional, contribuindo para o fortalecimento do mercado musical brasileiro.

Valores

Credibilidade, transparência, eficiência e comprometimento com o desenvolvimento da produção musical brasileira.

juntos vamos mais longe.

Conselho Diretor

A atual Composição do Conselho Diretivo da ABMI para o Triênio 2024/2027.

1 Lerena

Felippe Llerena

Presidente
Nikita

Felippe Llerena sócio fundador da ABMI é um empreendedor do mundo da música e principalmente no campo da música gravada. Negociador experiente, multicultural com ampla experiência prática na área de distribuição de música digital. Criador da Natasha Records nos anos 90, foi fundador, em 2000, do iMusica, primeira empresa de gerenciamento de música digital legalizada na América Latina. À frente da Nikita Music, em 2012 abriu sua distribuidora digital, que vem trabalhando com acervos brasileiro, selos e artistas de todo o Brasil. Sempre buscando oportunidades de negócios como investidor, ele é focado em identificar e desenvolver novas oportunidades de negócios na indústria criativa.

James Lima

James Lima

Vice-Presidente
Smart Rights

James Lima é um apaixonado por música e tecnologia, historiador e jornalista com mais de 27 anos de experiência no mercado fonográfico. Especializado em distribuição de música e consultoria para investimentos em catálogos fonográficos e editoriais, pioneiro na democratização das plataformas de distribuição digital no Brasil com mais 450 selos administrados - Distribuidora Eldorado, Trama, BrazilMúsica!, ONErpm, Believe Digital e Ditto Music. Atualmente, é dono da Anonimato Music Group e sócio da empresa SMART RIGHTS, que oferece uma solução inovadora para a gestão eficiente dos royalties musicais.

Ana Flavia

Ana Flávia Miziara

Conselho Diretor
BMGV

Ana Flávia Miziara, BMGV MUSIC, é pioneira no software, internet e tecnologia digital no Brasil, desde 1995. Em 1998, criou e desenvolveu a 1ª gravadora virtual e a 1ª loja virtual de música da Internet mundial​ (muito antes da criação do iTunes em 2001), incluindo a legislação de remuneração de direitos autorais, passando a comercializar áudios digitais de artistas brasileiros em MP3, mudando toda a concepção de venda e exibição de música em todo o mercado fonográfico. A inovação foi tão crucial e importante dentro e fora do mercado nacional que foi citada pela rede americana de notícias, CNN, sobre o lançamento do iTunes (2001): "O hábito de vender músicas na Internet já é utilizado pelos brasileiros da BMGV desde 1998." Em 1999, criou e desenvolveu a 1ª estação de música pela rede mundial de computadores, que viria a ser conhecida como WEB RÁDIO.

Andre Gomes

André Gomes

Conselho Diretor
Ilumina Musical

André Gomes fundou a Ilumina Musical em 2019, empresa que nasceu no mercado musical digital e já acumulou mais de 100 milhões de plays. Em 2022 a empresa recebeu um investimento tornando-se a primeira startup nacional de música brasileira voltada ao bem estar.a.

1 jose moretoni

José Morettoni

Conselho Diretor
MusicPro

José Morettoni atua no mercado da Música há mais de 10 anos, desenvolvendo estratégias e lançamentos de grandes nomes da música urbana na última década . É Co-fundador e CTO da Musicpro, primeiro aplicativo de distribuição digital do Brasil, que hoje oferece soluções de tecnologia e suporte para a carreira de artistas independentes em diversos gêneros musicais.

1 lucas

Luccas Trevisani

Conselho Diretor
Torilo

Fundador e Diretor da Torilo, gravadora e editora. Luccas é artista, empreendedor, produtor musical, A&R, curador de playlists, músico e compositor, com mais de 20 anos de carreira no setor musical. Seu trabalho na Torilo resultou em um catálogo em constante crescimento que acumula mais de 300 milhões de streams, e suas curadorias em playlists geraram mais de 1 bilhão de streams. Além disso, já atuou na estratégia de divulgação de singles de dezenas de artistas de renome nacional e mundial.

murilo pontes 2(1)

Murilo Pontes

Conselho Diretor
Gravadora Eldorado

Murilo Pontes sócio fundador da ABMI , gestor da Gravadora Eldorado desde 2000, tendo iniciado no mercado fonográfico em 1974 na antiga RCA, Continental, Atração Fonográfica e Eldorado. Na RCA (editora) e Continental chegou a gerente da editora. Na Atração ocupou o cargo de gerente artístico e MKT de produtos populares. Na Eldorado passou pela fase da distribuidora de físicos até 2002 e posteriormente a empresa voltou a se dedicar ao próprio catálogo.

1 nelson ferroni

Nelson Ferroni Junior

Conselho Diretor
Berger Mobile

"Estou no mercado da música, acho que, desde sempre. Entre bandas, produção de ringtones, tecnologia envolvendo a música, distribuição, editora de música, tudo isso me trouxe uma experiência bem ampla no Music Business pela Berger Mobile. Hoje mais focado em distribuição de royalties do DIGITAL, mercado que exige muito conhecimento do assunto. Minha tendência é sempre compartilhar tudo que sei, seja você meu cliente, ou meu concorrente. Porque vivemos na era da criatividade e da comunicação. Não preciso cair nas armadilhas do ego e ficar "escondendo o ouro", pois conhecimento e afeto se você guardar você simplesmente perde. "

1 reinaldo heleno

Reinaldo Heleno

Conselho Diretor
Hitbel

CEO cofundador da One Big Media, uma media tech focada em identificar e desenvolver criadores de conteúdos digitais, que recentemente teve sua fusão com a Hitbel, startup focada em distribuição de conteúdos em plataformas digitais, principalmente mercado musical. É sócio-fundador do Grupo eMotion Studios. Com mais de 20 anos no mercado de tecnologia e inovação, é especialista no desenvolvimento de negócios digitais, tendo participado da criação de mais de 10 empresas na área.

2 rodolfo

Rodolfo Zanke

Conselho Diretor
Kuarup

Rodolfo Zanke é Radialista especializado em programação e produção musical com experiência no mercado fonográfico. Trabalhou na Rádio Gazeta AM/FM, desenvolvendo funções de programador e pesquisador musical. Passou pelas gravadoras Eldorado, Warner Music e EMI Music, atuando na promoção e divulgação de artistas. Participou do projeto Usina do Som da editora Abril, sendo responsável pelos canais de música e playlists. Colaborou como editor no site Music News e trabalhou na gravadora Rio 8 Fonográfico. Também foi responsável pelo marketing e divulgação na brazilmúsica! da Atração Fonográfica. Atuou como Editor de Música no portal R7 do grupo Record TV. Atualmente é responsável pela área artística e divulgação da gravadora Kuarup.

1 rosana benjamin

Rosana Benjamim

Conselho Diretor
Worldshow

Rosana Albis Benjamim, profissional reconhecida na indústria musical brasileira, faz parte do time da Worldshow Promoções há 17 anos, contribuindo na Editora/Gravadora. Anteriormente, trabalhou na BMG, Sony, Continental na área de promoções com Rádio e TV. Sócia da ABMI desde 2020.

1 walter abreu

Walter Abreu

Conselho Fiscal
Show Livre

Walter Abreu, sócio fundador do Showlivre desde o ano 2000. Fotógrafo publicitário e de moda, diretor e produtor de diversos comerciais e diretor de criação em agencia de propaganda. Apaixonado pela musica brasileira, produziu e dirigiu ao longo desses 24 anos mais de 35 mil vídeos no YouTube com 1M300 mil inscritos e mais de 20 mil fonogramas publicados nas lojas de streaming. Atualmente divulga essas produções em diversos veículos de mídia tradicionais e digitais. Associado da ABMI desde 2018.

Equipe

Sandra Rodrigues

Sandra Rodrigues

Equipe
CEO

Sandra Rodrigues é advogada e gestora cultural, com formação executiva em Estratégias para Arte e Cultura (Executive Program in Arts & Culture Strategy) pela Pennsylvania State University e com formação Executiva em Cinema & TV pela ESPM – Escola de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro/RJ). Consultora para gestão e desenvolvimento de projetos culturais e especializou-se na gestão executiva, planejamento estratégico e definição de modelos de negócio para instituições culturais e projetos independentes, especialmente os realizados por meio de Leis de incentivo, em especial a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Reconhecida no mercado pela multidisciplinaridade de suas expertises, vem assessorando em todas as etapas da cadeia de Gestão Cultural, desde a concepção criativa até a prestação de contas, tendo sido responsável pela Gestão Executiva de diversos projetos e prestado consultoria para diferentes instituições, dentre elas podemos destacar Cultura Artística, Teatro São Pedro (São Paulo/SP), TV Cultura, Funarte, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Conspiração Filmes, Orquestra Petrobras Sinfônica, Centro Cultural Banco do Brasil, Doutores da Alegria, O Tablado (Rio de Janeiro/RJ), entre outros. Nos últimos anos, podemos ressaltar a sua Gestão para a implementação do Complexo Cultural da Luz, de autoria do escritório de arquitetura HERZOG & DE MEURON (Basileia, Suíça), e da reconstrução do TEATRO CULTURA ARTÍSTICA (São Paulo/SP) e reforma do Theatro São Pedro (São Paulo/SP). É uma das criadoras do festival Pod Drama, primeiro festival de dramaturgia para podcasts, que contou com mais de 300 (trezentos inscritos) de todo o Brasil.

conselho-diretivo-20-22-marcelo-cabanas

Marcelo Cabanas

Equipe
Diretor Executivo RJ

Atuando no meio cultural desde 2000, Marcelo Cabanas abriu em 2008 a Cabanas Produções, empresa especializada em artes cênicas e música. Já produziu espetáculos de diretores como Guel Arraes, Gustavo Gasparani, Ana Kfouri e outros. Atualmente focada em música, a Cabanas Produções é responsável pelos grupos e artistas MPB4, Arranco de Varsóvia, Verônica Sabino e Duo Gisbranco. Também já realizou projetos com Ivan Lins, Toquinho, Wanda Sá, Joyce Moreno, Fátima Guedes, Tunai, Quarteto em Cy e outros. Desde junho de 2019 Marcelo Cabanas é Diretor Executivo da ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) e produtor do Rio Music Market e GiRo Digital, eventos realizados pela associação.

conselho-diretivo-20-22-sergio-mendonca

Sérgio Mendonça

Equipe
Diretor Executivo SP

Sérgio Mendonça é produtor e gestor cultural, desde 2001 realiza trabalhos na área da música e da cultura popular brasileira. Com 23 anos de experiência em planejamento, gestão e execução de projetos e programas culturais com foco na música, realizou a coordenação geral e direção artística de projetos como: (Série Sotaques do Brasil 2 temporadas, Festival Malungo, Festival de Música Infantil Peixe Boi, Caravana Sotaques do Brasil, Festival Mestres dos Saberes, Caravana Brasil Instrumental, É Tradição e o Samba Continua, Vibrafone Brasileiro, Sambas, Choros e Serestas, entre outros. Diretor geral da Pôr do Som, Selo Independente, Editora, Produtora Cultural e Audiovisual, realizou o lançamento de mais de 100 discos, de importância na música popular brasileira, teve seus trabalhos finalistas e vencedores dos principais prêmios da música brasileira. Ao longo de sua existência adquiriu reconhecimento pela notória preocupação com os trabalhos realizados. Associado da Abmi, desde 2003, é diretor executivo da associação desde 2019.

conselho-diretivo-20-22-beto-feitosa

Beto Feitosa

Equipe
Assessoria de Mídias Digitais

Beto Feitosa começou no jornalismo aos 13 anos quando começou a escrever sobre música para jornais de bairro. Logo passou a editar revistas e jornais regionais. Aos 18 anos editou a revista Ziriguidum, que dois meses depois estreava na web como o primeiro site de música brasileira, experimentando desde essa época formatos de podcast e vídeo. Durante cinco anos Beto foi editor de sites de programa de entretenimento da TV Globo, participando do projeto de reformulação do departamento, que começava a produzir seu próprio conteúdo e testar formatos. Em 2008 começou a produzir conteúdo para artistas, quando as redes sociais ainda engatinhavam no país. Desde então desenvolveu trabalhos com artistas como Rita Lee, Alceu Valença, Fafá de Belém, Ney Matogrosso, Claudio Lins entre outros.

conselho-diretivo-20-22-jenifer

Jenifer Cristine

Equipe
Administrativo

Jenifer Cristine faz parte da equipe administrativa/financeira da Associação Brasileira da Música Independente há 6 anos. Auxilia a Diretoria Executiva da ABMI, administra contas a pagar e receber e gerencia os dados dos associados. Começou os estudos na área aos 17 anos, formada em Comunicação, técnica em administração com extensão em Assessoria de Imprensa pelo Senac São Paulo, Gestão Empresarial pelo Sebrae e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua no mercado administrativo há mais de 9 anos. Após concluir a sua especialização estagiou e trabalhou na área, na qual aprofundou-se e apaixonou-se pela indústria musical. Que a fez enxergar fora da caixa, como a cultura musical é vasta e infinita, e tem o poder de passar uma mensagem simbólica em cada nota. A música é vida!

Contato

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias