fbpx

QUEM SOMOS

Fundada em 2002, a ABMI é a voz dos produtores independentes brasileiros no mercado fonográfico. 

A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN que vem se destacando como o mais importante articulador de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.

A ABMI tem também se destacado como a maior e mais importante articuladora política do setor, tendo comandado o movimento de imunidade tributária da música brasileira através da PEC 123/2011 mais conhecida como a PEC da Música.

A ABMI está trabalhando para reduzir o déficit de inclusão digital de seus representados e para criar a estrutura necessária para recolher e administrar os novos direitos sobre licenças webcast, videocast e dubbing para as gravadoras e artistas nacionais. Os benefícios da gestão coletiva da ABMI serão percebidos inicialmente por seus associados e, na sequência, estendidos ao setor como um todo, contribuindo assim para a sua organização, consolidação e fortalecimento comercial.

articuladora de negócios da música em ambientes digitais.

Missão

Fomentar a organização, capacitação e desenvolvimento dos agentes do setor fonográfico brasileiro a fim de promover melhores resultados financeiros, oportunidades de negócios e o seu contínuo fortalecimento.

Visão

Ser reconhecida como a mais representativa entidade do setor independente nacional, contribuindo para o fortalecimento do mercado musical brasileiro.

Valores

Credibilidade, transparência, eficiência e comprometimento com o desenvolvimento da produção musical brasileira.

juntos vamos mais longe.

Conselho Diretor

A atual Composição do Conselho Diretivo da ABMI para o Triênio 2024/2027.

1 Lerena

Felippe Llerena

Presidente
Nikita

Felippe Llerena sócio fundador da ABMI é um empreendedor do mundo da música e principalmente no campo da música gravada. Negociador experiente, multicultural com ampla experiência prática na área de distribuição de música digital. Criador da Natasha Records nos anos 90, foi fundador, em 2000, do iMusica, primeira empresa de gerenciamento de música digital legalizada na América Latina. À frente da Nikita Music, em 2012 abriu sua distribuidora digital, que vem trabalhando com acervos brasileiro, selos e artistas de todo o Brasil. Sempre buscando oportunidades de negócios como investidor, ele é focado em identificar e desenvolver novas oportunidades de negócios na indústria criativa.

James Lima

James Lima

Vice-Presidente
Smart Rights

James Lima é um apaixonado por música e tecnologia, historiador e jornalista com mais de 27 anos de experiência no mercado fonográfico. Especializado em distribuição de música e consultoria para investimentos em catálogos fonográficos e editoriais, pioneiro na democratização das plataformas de distribuição digital no Brasil com mais 450 selos administrados - Distribuidora Eldorado, Trama, BrazilMúsica!, ONErpm, Believe Digital e Ditto Music. Atualmente, é dono da Anonimato Music Group e sócio da empresa SMART RIGHTS, que oferece uma solução inovadora para a gestão eficiente dos royalties musicais.

Ana Flavia

Ana Flávia Miziara

Conselho Diretor
BMGV

Ana Flávia Miziara, BMGV MUSIC, é pioneira no software, internet e tecnologia digital no Brasil, desde 1995. Em 1998, criou e desenvolveu a 1ª gravadora virtual e a 1ª loja virtual de música da Internet mundial​ (muito antes da criação do iTunes em 2001), incluindo a legislação de remuneração de direitos autorais, passando a comercializar áudios digitais de artistas brasileiros em MP3, mudando toda a concepção de venda e exibição de música em todo o mercado fonográfico. A inovação foi tão crucial e importante dentro e fora do mercado nacional que foi citada pela rede americana de notícias, CNN, sobre o lançamento do iTunes (2001): "O hábito de vender músicas na Internet já é utilizado pelos brasileiros da BMGV desde 1998." Em 1999, criou e desenvolveu a 1ª estação de música pela rede mundial de computadores, que viria a ser conhecida como WEB RÁDIO.

Andre Gomes

André Gomes

Conselho Diretor
Ilumina Musical

André Gomes fundou a Ilumina Musical em 2019, empresa que nasceu no mercado musical digital e já acumulou mais de 100 milhões de plays. Em 2022 a empresa recebeu um investimento tornando-se a primeira startup nacional de música brasileira voltada ao bem estar.

1 jose moretoni

José Morettoni

Conselho Diretor
MusicPro

José Morettoni atua no mercado da Música há mais de 10 anos, desenvolvendo estratégias e lançamentos de grandes nomes da música urbana na última década . É Co-fundador e CTO da Musicpro, primeiro aplicativo de distribuição digital do Brasil, que hoje oferece soluções de tecnologia e suporte para a carreira de artistas independentes em diversos gêneros musicais.

1 lucas

Luccas Trevisani

Conselho Diretor
Torilo

Fundador e Diretor da Torilo, gravadora e editora. Luccas é artista, empreendedor, produtor musical, A&R, curador de playlists, músico e compositor, com mais de 20 anos de carreira no setor musical. Seu trabalho na Torilo resultou em um catálogo em constante crescimento que acumula mais de 300 milhões de streams, e suas curadorias em playlists geraram mais de 1 bilhão de streams. Além disso, já atuou na estratégia de divulgação de singles de dezenas de artistas de renome nacional e mundial.

murilo pontes 2(1)

Murilo Pontes

Conselho Diretor
Gravadora Eldorado

Murilo Pontes sócio fundador da ABMI , gestor da Gravadora Eldorado desde 2000, tendo iniciado no mercado fonográfico em 1974 na antiga RCA, Continental, Atração Fonográfica e Eldorado. Na RCA (editora) e Continental chegou a gerente da editora. Na Atração ocupou o cargo de gerente artístico e MKT de produtos populares. Na Eldorado passou pela fase da distribuidora de físicos até 2002 e posteriormente a empresa voltou a se dedicar ao próprio catálogo.

1 nelson ferroni

Nelson Ferroni Junior

Conselho Diretor
Berger Mobile

"Estou no mercado da música, acho que, desde sempre. Entre bandas, produção de ringtones, tecnologia envolvendo a música, distribuição, editora de música, tudo isso me trouxe uma experiência bem ampla no Music Business pela Berger Mobile. Hoje mais focado em distribuição de royalties do DIGITAL, mercado que exige muito conhecimento do assunto. Minha tendência é sempre compartilhar tudo que sei, seja você meu cliente, ou meu concorrente. Porque vivemos na era da criatividade e da comunicação. Não preciso cair nas armadilhas do ego e ficar "escondendo o ouro", pois conhecimento e afeto se você guardar você simplesmente perde. "

1 reinaldo heleno

Reinaldo Heleno

Conselho Diretor
Hitbel

CEO cofundador da One Big Media, uma media tech focada em identificar e desenvolver criadores de conteúdos digitais, que recentemente teve sua fusão com a Hitbel, startup focada em distribuição de conteúdos em plataformas digitais, principalmente mercado musical. É sócio-fundador do Grupo eMotion Studios. Com mais de 20 anos no mercado de tecnologia e inovação, é especialista no desenvolvimento de negócios digitais, tendo participado da criação de mais de 10 empresas na área.

2 rodolfo

Rodolfo Zanke

Conselho Diretor
Kuarup

Rodolfo Zanke é Radialista especializado em programação e produção musical com experiência no mercado fonográfico. Trabalhou na Rádio Gazeta AM/FM, desenvolvendo funções de programador e pesquisador musical. Passou pelas gravadoras Eldorado, Warner Music e EMI Music, atuando na promoção e divulgação de artistas. Participou do projeto Usina do Som da editora Abril, sendo responsável pelos canais de música e playlists. Colaborou como editor no site Music News e trabalhou na gravadora Rio 8 Fonográfico. Também foi responsável pelo marketing e divulgação na brazilmúsica! da Atração Fonográfica. Atuou como Editor de Música no portal R7 do grupo Record TV. Atualmente é responsável pela área artística e divulgação da gravadora Kuarup.

1 rosana benjamin

Rosana Benjamim

Conselho Diretor
Worldshow

Rosana Albis Benjamim, profissional reconhecida na indústria musical brasileira, faz parte do time da Worldshow Promoções há 17 anos, contribuindo na Editora/Gravadora. Anteriormente, trabalhou na BMG, Sony, Continental na área de promoções com Rádio e TV. Sócia da ABMI desde 2020.

1 walter abreu

Walter Abreu

Conselho Fiscal
Show Livre

Walter Abreu, sócio fundador do Showlivre desde o ano 2000. Fotógrafo publicitário e de moda, diretor e produtor de diversos comerciais e diretor de criação em agencia de propaganda. Apaixonado pela musica brasileira, produziu e dirigiu ao longo desses 24 anos mais de 35 mil vídeos no YouTube com 1M300 mil inscritos e mais de 20 mil fonogramas publicados nas lojas de streaming. Atualmente divulga essas produções em diversos veículos de mídia tradicionais e digitais. Associado da ABMI desde 2018.

Equipe

Talita Cordeiro

Talita Cordeiro

Equipe
Diretora Geral

Talita Cordeiro iniciou sua carreira quando participou da formação do coletivo Colcheia, em Sete Lagoas/MG e esteve à frente da produção de festivais relevantes como Grito Rock e Festival Gramophone (Conexão Vivo), ainda no final da adolescência. Cursou as faculdades de Ciências Contábeis e Marketing e possui formação contínua em áreas como: gestão estratégica, captação de recursos, gestão cultural e direitos autorais. Em 15 anos de carreira, ja atuou na gestão de gravadoras como Ultra Music e Corredor 5, e colaborou no desenvolvimento de startups como SoundClub e Quae Distribuidora. Por sua produtora, Bordô Produções, especializada em desenvolvimento de artistas e negócios criativos, atuou em diversos segmentos da cultura como produtora executiva e articuladora, sendo parte de movimentos como o Fórum da Música, Sindicato da Industria do Audiovisual, Rede Brasileira de Selos Independentes e Frente Nacional Contra a Censura, reunindo uma grande expertise dentro dos negócios da música. Atua como formadora, consultora e gestora de carreiras e empreendimentos culturais, buscando simplificar o lado burocrático do mundo corporativo com a infinidade de vertentes da economia criativa.

conselho-diretivo-20-22-sergio-mendonca

Sérgio Mendonça

Equipe
Diretor Executivo SP

Sérgio Mendonça é produtor e gestor cultural e desde 2001 realiza trabalhos na área da música e da cultura popular brasileira. Com 23 anos de experiência em planejamento, gestão e execução de projetos e programas culturais com foco na música, realizou a coordenação geral e direção artística de projetos como: (Série Sotaques do Brasil 2 temporadas, Festival Malungo, Festival de Música Infantil Peixe Boi, Caravana Sotaques do Brasil, Festival Mestres dos Saberes, Caravana Brasil Instrumental, É Tradição e o Samba Continua, Vibrafone Brasileiro, Sambas, Choros e Serestas, entre outros. Diretor geral da Pôr do Som, Selo Independente, Editora, Produtora Cultural e Audiovisual, realizou o lançamento de mais de 100 discos, de importância na música popular brasileira, teve seus trabalhos finalistas e vencedores dos principais prêmios da música brasileira. Ao longo de sua existência adquiriu reconhecimento pela notória preocupação com os trabalhos realizados. Associado da Abmi, desde 2003, é diretor executivo da associação desde 2019.

vitor soares

Vitor Soares

Equipe
Produção

Vitor Soares iniciou sua trajetória na música e no audiovisual através da formação em Produção Multimídia pelo SENAC-RS, onde adquiriu experiência na produção de videoclipes, podcasts, documentários, vídeos institucionais e shows. Seguindo sua vocação para o setor cultural, aprofundou seus conhecimentos no curso profissionalizante da Escola Música & Negócios, consolidando sua atuação como produtor cultural. Ao longo de sua carreira, vem atendendo artistas nacionais, além de colaborar com marcas consolidadas no mercado como Escola Música & Negócios, Academia Arte no Áudio, Instituto Estadual da Música (IEM), o canal de TV Music Box Brazil e, atualmente, a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI). É idealizador de diversas iniciativas culturais, sendo umas delas o Sol Lá pro Sul, O Intercâmbio Musical e o projeto de música autoral “Preciso Te Cantar Uma Coisa”, iniciativas que reforçam seu compromisso com a música brasileira e sua capacidade de articular projetos de relevância social e cultural. Atualmente, está se especializando em Design Estratégico, aprofundando-se no estudo do comportamento humano e coletivo para inovar dentro do setor musical, buscando novas formas de integrar arte, gestão e impacto social.

Captura de tela 2024-09-16 114923

Jenifer Cristine

Equipe
Administrativo

Jenifer Cristine Reis é parte integrante da equipe administrativa/financeira da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) há 8 anos. Seu papel envolve auxiliar a Diretoria Executiva da ABMI, administrar contas a pagar e receber, além de gerenciar os dados dos associados. Com uma trajetória profissional de mais de 10 anos no mercado, Jenifer iniciou seus estudos na área aos 17 anos. Formada em Comunicação, ela também possui técnico em administração, com extensão em Assessoria de Imprensa pelo Senac São Paulo, Gestão Empresarial pelo Sebrae, Comunicação Digital e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após concluir sua especialização, Jenifer estagiou e trabalhou na área, onde aprofundou-se e apaixonou-se pela indústria musical. Foi nesse contexto que ela descobriu o poder da música em transmitir mensagens simbólicas através de cada nota, percebendo o quão vasta e infinita é a cultura musical. Para Jenifer, a música é vida, e sua jornada na ABMI tem sido uma oportunidade de enxergar além dos padrões convencionais, explorando o potencial transformador e inspirador da música.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas notícias

Visão geral de privacidade

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, e outros sites que possuímos e operamos.

Trabalhamos com base na Lei de Proteção de Dados (13.709/2018) que traz garantias de privacidade, confidencialidade, retenção, proteção aos direitos fundamentais de liberdade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa. Além disso, respeitamos a Constituição Federal da República Federativa do Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14).

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Deixamos claro o motivo que estamos coletando e como será usado, pois tudo é feito para correta administração geral.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis pela legislação atual para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto por determinação judicial.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Diante disto, não nos responsabilizamos por danos de terceiros. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas de sites de terceiros e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Na qualidade de consumidor, você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contato conosco através do nosso formulário.

Nossa política é atualizada de forma constante.

Fica, desde já, o titular de dados ciente que o conteúdo desta Política de Privacidade pode ser alterado a critério do site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, independente de aviso ou notificação. Em caso de alteração, as modificações produzem todos os efeitos a partir do momento da disponibilização no site.

O site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente não se responsabiliza caso você venha utilizar seus dados de forma incorreta ou inverídica, ficando excluído de qualquer responsabilidade neste sentido.

Política de Cookies

O que são cookies?

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode fazer o downgrade ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos os cookies?

Utilizamos cookies por vários motivos, detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.

Desativar cookies

Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.

Cookies que definimos

  • Cookies relacionados a boletins por e-mail

    Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

  • Cookies relacionados a pesquisas

    Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.

  • Cookies relacionados a formulários

    Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contato ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.

  • Cookies de preferências do site

    Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página que for afetada por suas preferências.

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente oferece e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé e à ordem pública;
  • B) Respeito a todas as legislações nacionais ou internacionais em que o Brasil é signatário;
  • C) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, casas de apostas, jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • D) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados;
  • E) Os conteúdos publicados, possuem direitos autorais e de propriedade intelectual reservados, conforme estabelece a Lei de Direitos Autorais n. 9.610, de 19.2.1998 do Governo Federal Brasileiro e correlatas. Qualquer infringência, serão comunicados às autoridades competentes.

Direitos do titular de dados

O titular de dados pessoais possui o direito de solicitar do site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, através do canal específico de tratamento, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos seus dados.

Os pedidos serão analisados conforme previsto em legislação vigente dentro de um prazo de 72 horas, salvo determinação legal e/ou objeto de lei.

Os titulares de dados, segundo o texto da LGPD, podem exercer os seus direitos por meio de:

  • Confirmação da existência de tratamento;
  • Acesso aos seus dados pessoais;
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
  • Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;
  • Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • Revogação do consentimento.

Como exercer os seus direitos de titular de dados?

  • Se não quiser receber nossas comunicações de marketing, pode cancelar os próximos envios clicando no link enviado junto ao e-mail de marketing;
  • Para as demais solicitações em relação aos direitos do titular de dados pessoais, entre em contato conosco através do nosso formulário;

Mais informações

Esperamos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

O site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente empregará esforços para resguardar as informações e dados coletados do usuário pelo site. Todavia, considerando que não há meio de transmissão e retenção de dados eletrônicos plenamente eficaz e seguro, o site ABMI - Associação Brasileira da Música Independente não pode assegurar que terceiros não autorizados não logrem êxito no acesso indevido, eximindo-se de qualquer responsabilidade por danos e prejuízos decorrentes da conduta de terceiros, ataques externos ao site como: vírus, invasão ao banco de dados, vícios ou defeitos técnicos, assim como operacionais resultante da utilização do site e em razão de falhas de conexão.