Giro ABMI Digital


Eventos
Após oito anos de experiência na organização da conferência internacional Rio Music Market, a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) lançou em 2019 o GiRo Digital, quando visitou sete cidades (São Paulo, Curitiba, Brasília, Recife, Porto Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Rio de Janeiro) trazendo as informações mais atualizadas do mercado. As oficinas têm foco em como otimizar o uso das novas ferramentas digitais para profissionais da música.
No atual ecossistema criativo em que o espaço digital ganha cada vez mais importância, barreiras antes intransponíveis para produtores independentes foram superadas. Estruturas logísticas que eram necessárias para colocar produtos físicos nas prateleiras das lojas tornaram-se dispensáveis. Atualmente, trabalhos musicais estão a apenas um clique de dedo de qualquer ouvinte. De fato, estudos da Worldwide Independent Network (WIN) demonstram que mais de 30% das vendas digitais de produtores independentes vêm de fora de seu país de origem.
Mas juntamente com as novas oportunidades, surgem novos desafios: Para onde vai este mercado? Como se destacar em meio a tanto conteúdo disponível? Como planejar uma estratégia de divulgação criativa, adequada ao perfil de cada artista? Que ferramentas o mundo digital oferece para planejar, executar e medir os resultados pretendidos? Como os direitos autorais funcionam nos meios digitais? Qual o papel dos selos, dos artistas e dos agregadores neste novo ecossistema? Estas são algumas perguntas que o projeto vai abordar.