BENEFÍCIO
Atuação em Políticas Públicas
A ABMI é uma importante força política. Vivemos uma guerra ideológica entre os que querem flexibilização do direito autoral, conteúdo circulando livre pela internet e monopólio de grandes grupos de música e tecnologia. A ABMI como representante do setor, levanta dados, apresenta diagnósticos e negocia com o poder público e os agentes do setor as mudanças que precisam ser feitas para a melhor fruição dos negócios na área da música.
A ABMI é uma importante força política. A ABMI como representante do setor, levanta dados, apresenta diagnósticos e negocia com o poder público e os agentes do setor as mudanças que precisam ser feitas para a melhor fruição dos negócios na área da música.
Alguns exemplos de vitórias da ABMI para o setor fonográfico independente:
- Cartão BNDES: por influência da ABMI o BNDES passou a financiar a fabricação de discos, reduzindo o custo de estoque dos produtores e distribuidores.
- PEC da Música: proposta de emenda à Constituição que isenta a circulação de discos do pagamento de tributos. A proposta foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e virou Lei através da Emenda 75 à Constituição Federal.
- Distribuição do ECAD: a partir de uma solicitação da ABMI o ECAD mudou a regra de distribuição e arrecadação de rádios e TVs públicas que passam a ter a distribuição e arrecadação separadas e também uma tarifação 50% menor que as emissoras privadas.
Debates políticos com ampla participação da ABMI:
- Revisão da Lei do Direito Autoral
- Marco civil da internet
- Defesa da concorrência no caso da aquisição da EMI pela Universal
- Regulação da Ancine
- Inadimplência de emissoras de rádio no pagamento dos direitos autorais
- Entre muitos outros
Todo associado da ABMI da categoria ASSOCIADO pode participar politicamente. As eleições para o Conselho Diretor da entidade são realizadas a cada dois anos. Qualquer associado com mais de seis meses de associação pode inscrever uma chapa para se candidatar à administração da ABMI.